Arquivo APK – O que é? Como instalar? Saiba tudo aqui!

Arquivo APK

Arquivo APK

Se você tem um celular/Smartphone com sistema operacional Android, muito provavelmente já ouviu falar em arquivo APK não é mesmo? Se você não sabe o que é um Arquivo APK, vamos especificar para você neste post o que é e para que serve.

O que é um arquivo APK?

O arquivo APK é um arquivo que sua extensão termina em .apk, sendo destinado apenas para aparelhos com sistema operacional Android. O significado de apk vem do inglês ‘Android Application Pack’. Basicamente arquivos .apk está para o Android assim como .exe ou .msi estão para Windows. Ele é um arquivo de instalação, possibilitando baixar jogos e aplicativos fora da Google play.

Por que devo instalar arquivos APK?

Como dissemos acima, os arquivos APK permitem que possamos usar apps e jogos que não estão dentro da google play. Existem diversas lojas alternativas e sites que liberam centenas de jogos e aplicativos para download no formato APK.


Preste atenção antes de baixar seu APK

Ter a possibilidade de baixar um apk é bem interessante. Mas existem riscos, e você deve ser bem cauteloso antes de baixar seu arquivo fora da Google play. Existem piratarias e também milhares de arquivos infectados, que podem danificar seu aparelho ou mesmo vazar algum dado pessoal que você guarda nele. Um exemplo do que se manter bem longe, pois são um prato cheio para arquivos infectados são apks que liberam um jogo ou app de graça, sendo que na Google play ele é pago. Isso além de ser crime de pirataria, ainda pode danificar seu aparelho.

Como instalar um arquivo APK?

Instalar um apk é bem fácil, mas antes de começar você precisará fazer algumas configurações no seu aparelho, vamos mostrar agora quais são.

No seu tablet ou celular, você vai fazer o seguinte:

Configurações > Segurança > Marque ‘Fontes desconhecidas’.

Selecionar esta opção permitirá que você baixe e instale aplicativos e jogos que estão fora da Play Store. Dependendo do modelo do seu dispositivo, você poderá também escolher para ser avisado antes de instalar apps nocivos. Para que isso aconteça, você deve ativar a opção selecionando a caixa ‘Verficar os aplicativos’, nas configurações de segurança.

No Android Oreo, é um pouco diferente a configuração, nele você terá que fazer o seguinte:

Configurar > Apps e notificações > Avançadas > Acesso especial e lá, ativar o Google Chrome ou então outro navegador de sua preferência como fonte confiável. Após fazer isso, você deve acessar seu site de confiança e baixar o apk desejado, você precisa instalar ele no seu aparelho. Para isto, acesse a pasta de downloads no seu aparelho, encontre o apk que baixou e clique nele. Ele irá pedir por permissão para instalar o arquivo. Você aprova e em seguida o apk será instalado. Para a sua segurança, recomendamos que quando terminar de baixar os apks que deseja, desabilite a função de ‘fontes desconhecidas’ nas configurações.

Você tem costume de baixar APK por ai? Nos diga onde gosta de baixar eles!

Gostou? Então compartilhe para nos ajudar!

Deixe um comentário